Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

Já Ouviu Falar Em Multidisciplinaridade? - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

Já Ouviu Falar Em Multidisciplinaridade?

Biomedicina , Carreira , Empreendedorismo | Por: | 12 abr 2016 | 0 Comentário

Você já reparou que cada vez mais temos que dominar assuntos que não estão diretamente relacionados ao nosso trabalho? Na verdade, algumas coisas podem estar bem mais relacionadas do que parecem. A habilidade de ser multidisciplinar já é necessária para quem busca ser competitivo no mercado de trabalho. Focar apenas no específico e esquecer o resto pode ser fatal, principalmente para quem pensa em empreender.

Não precisa ser um gênio da matemática para perceber que o sistema previdenciário, cujo rombo já ultrapassa os R$65 bilhões, está com seus dias contatos. A pirâmide de arrecadação está se invertendo conforme aumentam o número de beneficiados e diminui drasticamente o número dos contribuintes. Previsão para o futuro? Teremos que empreender.

Empreender no sentido de achar soluções viáveis a esse novo cenário que está se desenhando e não apenas abrir empresas. E para que se ache soluções, precisamos avaliar vários aspectos e isso nos demanda sermos multidisciplinares. Vamos dizer que você estuda Biomedicina e pesquisa sobre a criação de uma vacina para o Zyca vírus. Você estuda imunologia, bioquímica, genética, virologia e várias áreas específicas para entender o processo e achar a solução para o problema.

Entretanto, saber apenas do específico pode não ser o suficiente. Provavelmente você terá que ler muitos artigos em inglês e  terá que estudar o idioma. Provavelmente você terá que escrever um artigo científico e terá que desenvolver sua habilidade de escrita. Provavelmente você terá que apresentar esse trabalho e terá que desenvolver suas habilidades de oratória e comunicação. Talvez acabe a verba do seu projeto e você terá que aprender a arrecadar recursos para continuar sua pesquisa. Talvez você consiga aprovar sua vacina e terá que entender mais sobre procedimentos legais da Anvisa. Provavelmente você vai pensar em comercializar o novo produto aprovado e terá que entender mais sobre o mundo corporativo. E por aí vai.

Portanto, frente ao cenário que está se desenhando, dá para perceber que o conhecimento específico é importante, mas teremos que desenvolver a multidisciplinaridade. Claro que podemos e devemos contratar e nos associar com pessoas que dominem outras áreas, porém, como biomédicos e empreendedores, sabemos da importância de se conhecer todo o processo. Provavelmente será útil na sua carreira. Provavelmente.

Grande abraço,

Marcos Schott

Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


Deixe o seu comentário