Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

Lições Da Óca Para As Empresas - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

Lições Da Óca Para As Empresas

Autoconhecimento , Coaching , Empreendedorismo | Por: | 22 jan 2016 | 0 Comentário

Ontem eu visitei um ambiente de trabalho compartilhado muito bacana, chamado Óca Coworking. Fui lá conversar com um pessoal muito bacana que fomenta o empreendedorismo aqui na grande Porto Alegre.

A temática da conversa foi o amor pelo que se faz, colaboratividade nas instituições e novas tendências de mercado em meio ao cenário econômico instável. Entre café e chimarrão trocamos várias ideias a respeito das nossas paixões, aptidões e demandas. Compartilhamos nossas buscas individuais por soluções dos desafios que enfrentamos, afinal, cada vez mais vemos a necessidade de sermos empreendedores.

No meio da conversa percebo um quadro na parede. Nele havia a imagem de um índio, com um imponente cocar que remetia às tribos norte americanas. O texto em inglês dizia em caixa alta: Os Dez Mandamentos dos Índios. Comecei a ler e vi claramente uma relação entre os índios, que vivem em uma comunidade colaborativa, multidisciplinar e respeitosa, com o estilo de vida dos empreendedores dos dias de hoje.

Achei muito interessante cada um dos 10 pontos listados por eles e os listo aqui em uma tradução livre:

1. Permaneça perto do Grande Espírito. Lá vem aquele papo de autoajuda, holístico e espiritual... Rótulos à parte, interpreto essa frase com outros olhos. Permanecer próximo ao Grande Espírito para mim tem a ver com conhecer sua essência e manter-se verdadeiro a ela.

2. Demonstre respeito ao próximo. A boa convivência só existe com respeito. Seja numa tribo, num escritório compartilhado ou num casamento.

3. Dê assistência e carinho onde quer que seja necessário. Ensinar e ajudar quem precisa de maneira sincera é uma excelente forma de aprender ainda mais, além de nos tornarmos referência para quem ajudamos em termos de conhecimento específico e caráter. Plante boas sementes.

4. Seja verdadeiro e honesto sempre. Principalmente com você mesmo.

5. Faça o que acredite ser o correto. Crie senso crítico, poder de síntese, pense com sua cabeça e analise cada situação individualmente com empatia.

6. Cuide do bem estar da mente e do corpo. De que adianta sucesso financeiro sem ter boas condições físicas e psicológicas para desfrutar dele?

7. Trate a Terra e o que há nela com respeito. Os índios tratam a terra e a natureza como sua casa, sua mãe, gerando um impacto positivo. Podem ser considerados bons filhos. Agora nós, geração do consumo desenfreado, da exaustão dos recursos naturais, da poluição, podemos ser considerados filhos mimados e ingratos.

8. Assuma a responsabilidade de todos teus atos. Você tem duas opções, ser vítima das circunstâncias ou responsável por elas. Escolha!

9. Dedique parte de seu esforço ao bem maior. Além de pensar no próprio umbigo, o que é necessário pois vivemos em uma selva, podemos contribuir para que desenvolvimento de algo maior. Um legado.

10. Trabalhe junto pelo bem da humanidade. Afinal, todos somos um!

Sugestão de leitura: Qual caminho seguir? Download aqui.

 

Grande abraço!

Marcos Schott
Criador do DPCB.

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


Deixe o seu comentário