Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

A Criatividade - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

A Criatividade

Coaching , Criatividade | Por: | 3 nov 2015 | 2 Comentários

Conhecimento - Criatividade - Ação
 
Se formos pensar, todas as grandes invenções assim como grandes produtos e profissionais de destaque foram de uma certa maneira inovadores.
Muito já foi criado e há muitas pessoas que podem realizar as mesmas funções que a gente, a concorrência é grande... É fundamental inovar para se criar algo relevante.
 

A inovação está diretamente correlacionada com a criatividade e com conhecimento! Mesmo que algo possa ser criado indiretamente, ao acaso, como a penicilina, vacinas, o raio x, todos seus criadores tinham conhecimento a respeito e tentavam descobrir ou resolver alguma coisa!

Em um mercado de competição acirrada, em que a capacitação não é mais um diferencial, a criatividade ganha peso para quem quer subir alguns degraus na carreira.

Se ainda não leu, tenho um e-book que pode te ajudar a esclarecer essa e outras ideias. Ficaria feliz em contar com a sua leitura. É só baixar:

http://coachingparabiomedicos.com.br/e-book-gratisdownloadd

Há atitudes que neutralizam ou até mesmo aniquilam qualquer capacidade criativa. Veja o que você precisa evitar para não prejudicar o seu senso criativo:

1. Ficar preso à rotina

Talvez essa seja a maior armadilha que nós mesmos armamos. A rotina passa uma falsa sensação de segurança, alegria e prazer até. Buscar novas referências, conhecer pessoas novas, visitar lugares diferentes estimulam a criatividade, daí o problema de ficar preso ao hábito. Fazer sempre o mesmo não cria mudanças em você e nem na sua vida profissional. Se queremos sair do ponto em que estamos, para ir em direção a um outro ponto que planejamos, precisamos fazer algo diferente, de preferencia, todos os dias.

2. Ter medo de errar

Se a educação escolar sempre reforçou a ideia de que existe apenas uma resposta certa, basta deixar os bancos da sala de aula para perceber que não existe verdade absoluta. Quem disse que existe apenas uma resposta? Quem disse que há apenas uma verdade? Com certeza vocês já deven ter ouviso a expressão de que a vida é uma escola. E sabe porque? Por que as perguntas e respostas mudam o tempo todo!

O medo de errar é péssimo na medida em que faz você convergir para uma solução rápida demais, sem dedicar tempo para buscar alternativas. Geralmente esse pavor do erro acomete os mais perfeccionistas.

O risco é fazer pouco, não sair do protocolo. Aliás, o maior risco é o de não correr riscos.

3. Nunca ter tempo

A correria do dia a dia pode ser uma das maiores inimigas da sua capacidade criativa. O tempo de reflexão é precioso para quem quer ter boas ideias. Para criar, precisamos de paz, tranquilidade.

É preciso ser uma pessoa de ação, mas entre uma ação e outra precisa haver reflexão.  O problema do tempo enxuto para desenvolver projetos no trabalho é justamente esse: agir sem pensar. Quando você não reflete, não acha soluções novas, isso acaba destruindo o potencial criativo.

4. Ficar à espera da ideia genial

Ao decidir apostar na sua capacidade criativa, o pior que você pode fazer é censurar ideias só porque você não as considera geniais.   É importante ter boas e constantes ideias do que ficar esperando pela ideia de gênio.

A viabilidade prática de uma ideia é, muitas vezes, o quesito mais importante do processo criativo. É importante pensar em qual a melhor ideia possível em um prazo determinado. Se a ideia genial não será implementada dentro do prazo, parta para a segunda melhor ideia e, se não der, aposte na terceira melhor ideia.

Quando falamos de inovação, estamos falando de pessoas! Material humano! Pessoas que buscam resolver algum problema latente! Você tem algum problema profissional hoje? Com conhecimento e criatividade você está mais perto de achar uma solução para resolvê-lo.

 

 

  

Grande abraço!
Marcos Schott
Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários