Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

Definição de Prioridades - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

Definição de Prioridades

Biomedicina , Carreira , Coaching , Ferramentas | Por: | 19 jan 2016 | 0 Comentário

Um aspecto básico para se conseguir executar seu plano, é seguir os passos definidos durante o planejamento. Entretanto muitas vezes não conseguimos saber quais passos são mais importantes a serem dados primeiro. Isso sem contar com as inúmeras eventualidades que aparecem diariamente, além das atividades já listadas para execução, como uma ligação inesperada, um equipamento que estraga, uma visita sem hora marcada... Definir as prioridades é fundamental!

Prioridade vem do latim e faz referência a “anterior”, à anterioridade de alguma coisa em relação à outra. Essa anterioridade pode ser relevante devido ao tempo ou à ordem. Por exemplo, em uma receita de bolo, a prioridade é misturar os ingredientes antes de levá-lo ao forno (ordem) e pré aquecer o forno é fundamental para que o seu cozimento seja uniforme (tempo).

Na rotina de trabalho, percebemos que temos mil tarefas para realizar, sendo que muitas (se não todas) são importantes ou urgentes. Na ânsia de escolher o que resolver primeiro, nos vemos andando em círculos e acabamos realizando muito menos do que deveríamos. Esse sentimento se potencializa ainda mais no cenário em que vivemos hoje, onde tudo é muito dinâmico, rápido e descartável.

Há mais de cem anos atrás, o sociólogo, filósofo e economista francês Pareto ao analisar diversos processos e outros autores, criou o Princípio de Pareto. Basicamente ele diz que 20% de nossas ações são responsáveis por 80% de nossos resultados. Na prática você pode perceber que normalmente 80% do faturamento de uma empresa é gerado por 20% dos seus clientes. Que 20% de suas ligações correspondem a 80% de suas vendas, e por aí em diante.

No momento que conseguimos definir quais são os 20% em que devemos focar para obter 80% de nossos resultados, conseguimos ser muito mais produtivos em menos tempo. Não podemos esquecer que nós somos seres visuais, ou seja, nossa linguagem e entendimento são basicamente realizados através de imagens e símbolos. Muitas vezes o simples fato de escrever nossa lista de tarefas, agenda, ou seja lá qual ferramenta que preferir, já ajuda em muita em nossa compreensão e visualização de prioridades!

 

Sugestão de leitura: Qual caminho seguir? Download aqui.

 

Grande abraço!
Marcos Schott
Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


Deixe o seu comentário