Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

7 Coisas Que Todo Aspirante A Biomédico Deve Saber - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

7 Coisas Que Todo Aspirante A Biomédico Deve Saber

Autoconhecimento , Biomedicina , Carreira , Coaching | Por: | 15 fev 2016 | 4 Comentários

Se você está pensando em cursar Biomedicina, você precisa saber de algumas coisas que serão fundamentais para sua vida. Escolher uma carreira é sempre desafiador, pois no momentos que a escolhemos, além de escolhermos um rótulo, um conjunto de habilidades e adquirirmos conhecimento específico, escolhemos um estilo de vida próprio da área. Pensando nisso, selecionei 7 coisas que todo aspirante a Biomédico precisa saber.

 

1. Você vai ter que explicar sobre sua profissão para muita gente. Aprender o que é a Biomedicina e o que se pode fazer sendo um Biomédico é fundamental para quem ingressa na área. Por ser uma profissão relativamente nova, muitas pessoas ainda não a conhecessem. Nós mesmos não sabemos de todo o nosso potencial. Só há um remédio para a ignorância (do dicionário: estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.), o conhecimento.

2. Você não pode parar de estudar. Nunca. A Biomedicina é um braço da saúde e essa vem avançando a passos largos, exponencialmente, no mesmo ritmo da tecnologia. Achar que depois de se formar você estará pronto é uma ilusão medíocre.

3. Falando sobre mediocridade, o mercado já está saturado de profissionais "meia boca". Se você está pensando em investir seu tempo e dinheiro em uma formação, comprometa-se com isso e seja o melhor que puder. E quando atingir esse nível, não pare! Continue a se desenvolver. Planeje sua carreira para que você não dependa do acaso.

4. Saber inglês é fundamental. Se você estiver comprometido com os seus estudos, provavelmente você estará lendo muitos artigos. Temos muita produção científica aqui no Brasil, mas basear-se apenas nos escritos em português acaba nos limitando muito. O mundo inteiro produz conteúdo e a língua universal ainda é o inglês. Mesmo as nossas publicações precisam de um resumo em inglês, o abstract.

5. Tenha sempre um jaleco consigo. Mesmo nos semestre iniciais do curso, a possibilidade de se ter uma aula prática ou uma visita técnica em  cima da hora sempre existe. Eu já perdi aulas por ter esquecido dessa ferramenta de trabalho. Só não esqueça de tirá-lo ao sair do laboratório.

6. A Biomedicina é a profissão do futuro. O mundo está mudando em ritmo rápido e acelerado e os Biomédicos terão um papel muito importante nessa transição de eras. Em um cenário onde a manipulação genética, nanotecnologia e bioengenharia se tornam cada vez mais presentes, não há como não perceber que teremos cada vez mais áreas para atuar.

7. Você vai ter que criar sua oportunidade. Por mais que nossa área de atuação cresça a cada ano, teremos que mostrar nosso valor. Esperar oportunidades em um mundo tão dinâmico pode significar o fracasso já na largada. Afinal, a ideia de ter um ótimo emprego depois de formado já não funciona tão bem como há 20 anos atrás. Se pensar que o seu futuro depende exclusivamente do que você faz hoje, tudo fica mais claro e tangível.

Espero que as 7 dicas ajudem vocês. Eu gostaria que alguém tivesse me dito isso quando comecei.

Grande abraço

Marcos Schott

Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Natália
    16/02/2016 às 11:40

    Marcos, que texto maravilhoso, adorei e ajudou muito sim.
    Aliás, que alivio ao ler a seguinte passagem: "Achar que depois de se formar você estará pronto é uma ilusão medíocre". Isso pq estou no meio da graduação e tenho essa sensação de que realmente não sei nada, então deve ser normal, senti isso pelo menos, deve ter muito a ver com aquilo que tds nós no fundo sempre soubemos, estudar sempre!

    Obrigada pelo texto esclarecedor e de alguma forma motivador.

    • Marcos Schott
      16/02/2016 às 15:19

      Nati! Que bom que você gostou! Agradeço por ter dedicado parte de seu tempo para a leitura.
      O processo de aprendizagem não deve acabar nunca.
      Alguma sugestão de tema para escrevermos por aqui?

      Beijão!

  2. Natália
    17/02/2016 às 12:21

    Eu que agradeço pelo texto, gratidão que se renovará sempre a cada postagem, então por favor, continue escrevendo, é inspirador.
    E por isso mesmo não poderia dar sugestão alguma, isso pq tudo me interessa de verdade. Estarei sempre aqui, ganhou uma leitora cativa.
    Parabéns pelo empenho em instruir o presente e o futuro de nós biomédicos.

    bjs

    • Marcos Schott
      19/02/2016 às 18:04

      Vou continuar escrevendo sim! Agradeço pelo carinho e pela força, apoio e leitura!

      Grande abraço,

      Marcos

Deixe o seu comentário