Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

5 Dicas Para O Biomédico Se Inserir No Mercado De Trabalho - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

5 Dicas Para O Biomédico Se Inserir No Mercado De Trabalho

Biomedicina , Carreira , Coaching , Empreendedorismo | Por: | 27 abr 2016 | 0 Comentário

Uma dúvida muito frequente entre os Biomédicos recém formados e o pessoal que está prestes a concluir sua formação é como se inserir no mercado de trabalho. Você já pensou sobre isso? Sabemos que o cenário atual econômico não anda nada fácil. Isso reflete em todas as profissões.  Não há uma fórmula para se inserir no mercado, mas com certeza há algumas coisas que podemos fazer que podem nos deixar mais próximos de trabalhar na nossa área de graduação. Fiz uma lista de 5 dicas que podem ajudar vocês a construírem suas inserções no mercado.

Dica 1. Professores acadêmicos normalmente têm ou já tiveram uma segunda atividade remunerada. Criar laços com aqueles que temos uma identificação pela área profissional de atuação, além da identificação pessoal, pode ser uma boa maneira de se manter atualizado sobre vagas disponíveis. Sabemos que a maioria das vagas de emprego são preenchidas antes mesmo de serem anunciadas. Investir em network é fundamental, independente se estamos em época de crise ou de abundância. Mostre desde os primeiros semestres seu interesse e sua conduta como profissional. Se você já se formou, retome o contato com seus colegas e professores. Mesmo se não rolar uma vaga, você estará próximo de pessoas com objetivos em comum.

Dica 2. Percebemos que o modelo de negócios, assim como o comportamento dos profissionais da nossa geração, está mudando. Nossos pais saiam da escola ou da faculdade com o objetivo de achar um bom emprego e se aposentar nele. Essa realidade não funciona mais hoje em dia. Transitamos em empregos, experimentamos funções diferentes e muito em breve, não haverão mais empregos formais ou aposentadoria. O profissional do futuro é multidisciplinar, não atuando mais em tarefas específicas apenas. O entendimento de todo o processo e não apenas de uma função é fundamental. Entendendo isso, começamos a nos perceber não apenas como um profissional, mas como uma empresa, uma startup. Pense na sua carreira como se você fosse um produto novo no mercado, tendo que mostrar sua proposta de valor, atividades chave, custos, parceiros. Monte seu canvas!

Dica 3. Empreender é uma das opções hoje para se inserir no mercado de trabalho, amanhã será A opção. Empreender não significa apenas abrir uma empresa. Vai além disso, empreender está diretamente relacionado com criar soluções para problemas. Abra os olhos de uma forma diferente e tente perceber as dificuldades a serem resolvidas através de sua formação acadêmica e capacidade de execução. Ao me formar, a prefeitura da cidade onde morava estava abrindo um hospital. Percebendo esse movimento, marquei uma hora com o prefeito e me disponibilizei a fazer o projeto de um laboratório 24 horas para atender a demanda que surgiria. Mesmo não tendo meu projeto aprovado por falta de verba, aprendi muito, conheci pessoas e hoje percebo que foi um degrau importante na minha construção profissional.

Dica 4. Já ouviram falar na estratégia Blue Ocean? É uma ideia bem simples no mundo dos negócios que muitas empresas têm adotado. Basicamente procuramos mares que não estejam vermelhos, saturados de sangue originado de ataques dos tubarões concorrentes. Procurar áreas de atuação, ou oceanos azuis, onde a concorrência é menor, pode ser fundamental para a sobrevivência.

Dica 5Planejamento de carreira é algo muito importante atualmente. Isso significa que você está no controle do rumo de sua vida. Ser passivo e aguardar oportunidades é um luxo o qual não podemos nos dar. Acredito que para se tomar as melhores decisões, é preciso se conhecer em um nível muito mais profundo. Desenvolver autoconhecimento, estabelecer metas e criar um plano de ação, pode ser decisivo no seu sucesso profissional. Eu abordo todas essas questões no programa online DPCB - Direcionamento e Planejamento de Carreira para Biomédicos. Esse programa tem ajudado diversos Biomédicos em todo o Brasil a planejarem suas carreiras, a criarem oportunidades e se tornarem mais felizes com suas escolhas.

Espero que as 5 dicas tenham sido úteis para vocês. Assumi o compromisso de continuar escrevendo a respeito de temas que possam contribuir na carreira dos Biomédicos e estou aberto para sugestões de pautas que possam ser interessantes e ajudar vocês a trilharem melhor seus caminhos. Caso você queira saber mais informações e tenha interesse em participar do DPCB, clique aqui. E não se esqueça, seu sucesso só depende de você!

Grande abraço!

Marcos Schott

Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


Deixe o seu comentário