Bem-vindos ao nosso blog!

EU QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Cadastre-se e tenha acesso a todas as nossas informações.

 
 

Não quero, obrigado.

3 Mudanças Que Afetarão Os Biomédicos - Coaching para Biomédicos com Marcos Schott

3 Mudanças Que Afetarão Os Biomédicos

Biomedicina , Carreira , Empreendedorismo | Por: | 20 jul 2016 | 0 Comentário

Estamos vendo uma série de mudanças acontecendo e refletindo diretamente no dia-a-dia das pessoas. Modelos de negócios se reestruturando, bem como a conduta dos profissionais. A crise tem colaborado em alguns aspectos para acelerar esse processo. Aqui vamos listar apenas 3 indicadores que comprovam que sim, o futuro próximo será bem diferente de tudo aquilo que já conhecemos e experimentamos. Inclusive para os Biomédicos e profissionais da área da saúde.

1. Cada vez mais ouvimos falar em empresas horizontais, onde há uma desfragmentação a hierarquia no formato vertical de liderança. Nesse modelo, os colaboradores são instigados a desenvolverem projetos em colaboração com demais colegas de trabalho. Além disso, há um aumento de autonomia para tomada de decisões, como definir horários e metas, e expor suas opiniões. Talvez esse movimento tenha iniciado pela mudança de comportamento dos trabalhadores, que não querem mais se sentirem presos, diminuídos ou encurralados por chefes opressores e sistemas engessados. No âmbito da saúde, o conceito de Rede de Atenção à Saúde (RAS) vem de encontro à essa nova realidade. As RAS são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam uma integração mais profunda de todo o processo-serviço.

Com isso vemos que o Biomédico vai ter que desenvolver novas habilidades para operar nessa nova realidade, como auto gerenciamento de tempo e funções, comunicação eficiente, pensar estrategicamente e, é claro, ser muito criativo numa equipe multidisciplinar.

2. Essa mudança nos leva a segunda: muitos países, como Suécia e Noruega já estão aderindo a diminuição da jornada de trabalho para ter mais produtividade dos seus colaboradores, sem redução salarial. Bem provável que essa onda pegue por aqui também. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que a jornada superior a 30 horas semanais é prejudicial ao desempenho e a qualidade dos atendimentos efetuados. Mas não se iluda, uma jornada de trabalho de 44h semanais pode ser luxo. Pergunte a um empreendedor que abriu seu negócio e tem que cobrar o escanteio e ainda cabeceia na área.

Tirando empresas que trabalham com atendimento 24h, como alguns laboratórios e hospitais, provavelmente outras empresas e instituições da área da saúde que necessitam do Biomédico embarcarão nessa onda e te possibilitarão ter mais tempo para sí e sua família. Afinal, quem nunca ficou fazendo hora em uma pesquisa científica, mesmo já tendo realizado todas as suas funções diárias?

3.  Não é apenas o formato de gestão que tem mudado nos negócios. A maneira como as empresas se posicionam também. Entramos numa era onde empresas que não tem um propósito muito claro, tanto para seus colaboradores como para seus clientes, correm risco de ficarem fora do mercado. Não queremos mais consumir marcas que visam apenas lucros e que para isso se beneficiem de trabalho escravo e poluem o planeta, por exemplo. Queremos consumir marcas-produtos-serviços que se importem com o todo, sejam responsáveis e que mostrem através de ações o seu discurso. Veja o exemplo da Unimed em Porto Alegre-RS. Seu slogan é "Nossa vida é cuidar da sua". Para mostrar que essa frase realmente é verdadeira, destinaram seu orçamento de marketing para a realização de partos humanizados para mães em vulnerabilidade social. Gol!

Assim como as empresas, os colaboradores terão que alinhar o seu propósito com os da empresa na qual pretendem trabalhar. Você já parou para pensar no seu propósito de vida e o de cursar a Biomedicina? Pense nisso, pois as mudanças já estão acontecendo e ninguém vai ficar de fora, nem os Biomédicos.

 

Um grande abraço,

Marcos Schott

Criador do DPCB

QUERO PLANEJAR A MINHA CARREIRA! Clique aqui para começar AGORA!

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Schott

Minha missão de vida é ajudar pessoas a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente e espero poder ajudar você também! [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


Deixe o seu comentário